Selo
Nós por Elas/abnt
Obtenha o selo e conquiste o reconhecimento de que sua empresa está pronta para oferecer as melhores oportunidades para o crescimento profissional e a emancipação feminina.
- Transforme sua empresa em um exemplo de valorização e respeito à mulher para clientes, investidores, parceiros e toda a sociedade.
- Crie um ambiente corporativo próspero e engajado com a nossa causa para transformar a cultura organizacional em diferencial de sua empresa na retenção e formação de talentos.
- Enquadre sua empresa no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU, responsável por alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Conheça os benefícios do Selo Nós Por Elas para sua empresa
Página exclusiva no site Nós Por Elas
Tenha uma página exclusiva e personalizada de sua empresa em nosso site para expor ainda mais a sua marca empregadora e ter acesso às boas práticas e conteúdo exclusivo do programa Boas Práticas no combate à violência contra as mulheres.
Seja membro da Comunidade Nós Por Elas
Tenha acesso a informações de valor para a sua empresa e estabeleça networking com outras empresas. Torne-se membro com direito a acesso à conteúdos exclusivos desenvolvidos por profissionais sérios para ser utilizado na gestão e desenvolvimento de sua empresa.
Reputação e reconhecimento
O selo Nós Por Elas foi criado incentivar iniciativas que colaborem com nosso ideal, e funciona como uma certificação a empresas e instituições parceiras. Uma forma de transmitir toda a credibilidade de nosso projeto para a sua empresa.
Conheça a
jornada para
obtenção do
Selo Nós Por Elas/abnt
O NPE e a ABNT criaram uma jornada com passos claros e eficientes, para que sua empresa e seus colaboradores possam ser ouvidos e colaborem para a obtenção do selo.
Etapa 1
Avaliação dos requisitos preliminares
- Verifique os requisitos da sua organização;
- Preenchimento do Questionário de Avaliação Preliminar (QAP)
- Aceite da proposta da auditoria ;
- No período a ser acordado com a ABNT, sua empresa poderá promover ajuste caso seja necessário para cumprir os parâmetros do formulário;
Etapa 2
Comunicação
- Comunique aos seus colaboradores/servidores que a organização está passando pela jornada de obtenção do Selo Nós Por Elas/ABNT;
- A sua organização será responsável pela comunicação da equipe interna;
- A sua organização verificará se atende aos requisitos dos indicadores;
- Podemos disponibilizar da ajuda necessária para os materiais de comunicação;
Etapa 3
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
- A ABNT e o Instituto vão avaliar as respostas da sua organização e a demanda necessária para certificação.
- Em seguida será agendada uma auditoria de conformidade.
Etapa 4
Auditoria
- Na data agendada, haverá uma auditoria remota e/ou presencial para confirmar que a organização cumpre os requisitos apresentados no procedimento.
Etapa 5
Certificação
- Se a sua organização atender os requisitos estabelecidos no procedimento de certificação “Boas Práticas no combate à violência contra as mulheres” ela estará certificada com o Selo Nós Por Elas
Para obtenção do selo é preciso estar em conformidade com 14 requisitos
que obedecem ao ODS 5 da ONU, responsável por alcançar a igualdade de gênero.
A organização deve apresentar Termo de Compromisso ao Combate à Violência contra as Mulheres e promoção de seus direitos, assinado pelo representante legal, Presidente e/ou CEO da organização.
A organização deve apresentar o termo de adoção da campanha Sinal Vermelho, Lei federal 14.188/21.
A organização deve realizar pelo menos duas (2) ações educacionais por ano voltadas ao combate à violência contra mulher para seus servidores/membros/prestadores de serviço e/ou a sociedade local.
Os colaboradores devem ser capacitados para acolher, com sigilo e descrição, a vítima que lhes sinalizar por socorro, acionando as autoridades competentes.
O Código de Ética da organização deve agregar questões relativas à proteção dos direitos das mulheres.
O compliance interno deve adotar medidas para conformidade da organização para política de proteção às mulheres vítimas de violência.
A organização deve possuir ouvidoria, canal telefônico e/ou ponto focal para receber e encaminhar às autoridades responsáveis denúncias de violência contra as mulheres.
A organização deve utilizar as redes sociais como forma de disseminar e divulgar questões relativas ao enfrentamento à violência sofrida por mulheres.
A organização deve realizar pelo menos duas (2) ações educacionais por ano voltadas ao combate à violência contra mulher para seus servidores/membros/prestadores de serviço e/ou a sociedade local.
A organização deve desenvolver projetos/programas para enfrentamento à violência contra a mulher.
A organização dispõe de protocolos internos/cartilha caso alguma colaboradora sofra violência? .
A organização possui procedimento escrito de tramitação para os casos de denúncia de violência que ocorra dentro da organização com o registro das estatísticas?
A organização deve possuir programas e diretrizes internas para que suas colaboradoras possam buscar ajuda psicológica e/ou jurídica, com mulheres atuando em sua ouvidoria/canais de denúncias para apuração das denúncias
A organização possui banco de talentos e/ou realiza recrutamento de Mulheres vítimas de violência?